sexta-feira, 26 de abril de 2019

Transformação Digital & Cultura Ágil no CEFET-RJ


Me sinto honrado em ter participado da Semana em Comemoração dos 60 anos do curso de Eletrônica do CEFET RJ, onde tive a oportunidade de palestrar sobre o tema “Transformação Digital e Cultura Ágil”. É gratificante compartilhar com a próxima geração de técnicos os desafios do mundo VUCA que temos à frente.
Nas últimas décadas, nós acompanhamos uma evolução tecnológica sem precedentes na história humana. Passamos de sistemas óbvios, para os sistemas complicados até chegarmos aos sistemas complexos. Essa evolução mudou os hábitos de consumo das pessoas e consequentemente das empresas. Dessa forma a transformação digital surge como é um processo no qual essas empresas buscam fazer uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance dos seus produtos ou serviços e as práticas ágeis surgem como uma forma de garantir esses resultados.
Nessa palestra apresentei o histórico e implicações da transformação digital para empresas e trabalhadores, ainda ofereci algumas dicas de como os atuais estudantes e futuros profissionais podem tirar benefício dela.