sábado, 12 de dezembro de 2009

Log de Eventos do Windows

O que são esses eventos? Eventos são atividades importantes que ocorrem ou com o sistema ou com outros aplicativos. Através da monitoração desses eventos podemos identificar e controlar o uso de recursos e erros de ambos - sistema e de aplicativos.

Nos sistemas Windows, Oe eventos são salvos em uma única janela, o Log de Eventos, que é acessado através do comando eventvwr.msc. Por padrão temos três logs que são default do Windows, que são: Aplicativo, Segurança e Sistema. O conteúdo de cada um deles, acredito eu, seja bem intuitivo devido ao nome.

Ainda assim você pode criar seu próprio log personalizado dentro desta tela. Por exemplo, um determinado evento ou aplicativo ao qualquer você precise monitorar com mais freqüência ou que precise que dar maior destaque frente os demais. Para isso, basta seguir o exemplo abaixo:

Clique sobre o log de Sistema e escolha a opção Nova exibição de log.


Você pode fazer isso em cima de Aplicativos e Segurança, bastando que o faça sobre o log que registra o evento ao qual você deseja maior destaque



Será criado um novo log chamado, no exemplo Sistema (2). Você pode até renomear esse log para um que mais lhe agrade. O importante é que em seguida você clique em propriedades:




Em propriedades, clique na aba Filtro e escolha como Fonte de evento coloque Application Popup (ou a fonte que você deseja monitorar), assim iremos logar as mensagens recebidas por net send em um log separado. Escolhido clique em ok.





Por fim, de volta a tela inicial, clique em Sistema(2), e veja: nele estarão apenas as mensagens da fonte Application Pop-up. Não se preocupe, esse log também será atualizado como os demais logs do sistema.